Orientações, Cuidados e Dicas

orientacoes-cuidados-dicas

Aço inox, tipos, cuidados e procedimentos

Os tipos

As principais famílias são os austeníticos (Ex:304) que apresentam alta resistência à corrosão. Muito usado em peças que necessitem de resistência a corrosão ou em equipamentos químicos.
Os ferríticos (Ex: 430) que normalmente são mais baratos que os austeníticos têm uma boa resistência à corrosão e apresentam sensibilidade magnética.

O aço inox

Bonito e resistente, o aço inox é um material de fácil conservação. Com uma limpeza adequada e rotineira é possível manter inalteradas as características originais, preservando sua aparência, higiene e resistência à corrosão.Mesmo no caso de sujeiras mais difíceis, deve-se começar pelo método mais suave, repetindo a operação um número razoável de vezes antes de recorrer a métodos severos.

Cuidados na manutenção

Limpeza de Rotina
Os melhores produtos para conservar o aço inox são: água, sabão, detergentes suaves e neutros, removedores à base de amônia, diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon. Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.
A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto.

Gorduras, Óleos e Banhas
Limpe a sujeira grossa com um pano macio ou uma toalha de papel. Em seguida, mergulhe a peça em uma solução morna de detergente ou amônia. Depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.

Marcas de Dedos
Remova-as com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico (encontrado em farmácias de manipulação) ou solvente orgânico (éter, benzina). Reduza as chances de uma nova ocorrência aplicando um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.

Rótulos ou Etiquetas
Cuidado: nunca raspe a superfície do aço com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos.

Manchas de Ferrugem
Estas manchas que têm com uma auréola em seu contorno indicam que algum fragmento de aço comum ficou agarrado à superfície do aço inox. Com um cotonete embebido em água e ácido nítrico a 10% faça aplicações tópicas mantendo o local umedecido durante 20 a 30 minutos, repita a operação se necessário.
Manchas mais acentuadas exigirão que se esfregue vigorosamente utilizando uma bucha de polimento a superfície manchada com uma pasta feita com abrasivo doméstico fino (sapólios), água e ácido nítrico a 10%. O tratamento com ácido deverá sempre ser seguido de um enxágue em solução de amônia ou de bicarbonato de sódio e limpeza de rotina.

Procedimentos incorretos podem prejudicar o aço inox

De um modo geral, a superfície do aço inox conserva suas propriedades desde que seja tratada com os cuidados necessários. Ela é facilmente limpa, mesmo sob condições adversas de contaminação ou sujeira. Mas, dependendo de sua natureza, certos contaminantes e sujeiras poderão ser de difícil remoção.
Com freqüência o fato do aço inox não desempenhar suas funções ou modificar sua aparência não é culpa do aço, e sim devido ao uso inadequado ou ao emprego incorreto de métodos de manutenção e limpeza.

Depto. Técnico Krasinox

Cartão BNDS